Logo Atualiza Aí 2.0
08/08/2025 06:05 | Sociedade

Como surgiu o Dia dos Pais

Imagem da notícia



O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto no Brasil, tem origens distintas no mundo, mas todas carregam o mesmo objetivo: homenagear a figura paterna e reconhecer seu papel na família e na sociedade.

A data surgiu oficialmente nos Estados Unidos em 1910, na cidade de Spokane, Washington. A iniciativa foi de Sonora Louise Smart Dodd, que queria homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil americana que criou sozinho seus seis filhos após a morte da esposa. A ideia ganhou força, e, em 1966, o então presidente Lyndon B. Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais no país.

No Brasil, a comemoração foi introduzida em 1953 por uma campanha publicitária do jornalista Roberto Marinho, então diretor do jornal O Globo. Inicialmente, a data foi escolhida para coincidir com o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, celebrado em 16 de agosto pela Igreja Católica. Com o tempo, a festividade foi adaptada para o segundo domingo de agosto, por ser mais próximo da data religiosa e também favorecer o comércio.

Hoje, a celebração vai além de presentes e almoços em família. É um momento de reforçar laços afetivos, valorizar a presença paterna e refletir sobre o papel do pai nas diferentes configurações familiares. Apesar de ter raízes históricas e religiosas, o Dia dos Pais se consolidou como uma data cultural e comercial de grande relevância.

Compartilhar:

← Voltar

💬 Comentários


Nenhum comentário até o momento.